segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Explicando as escalas


Nesse post vou tratar sobre as escalas dos automodelos, para aqueles que são leigos no hobby:

A escala do automodelo é efetivamente o tamanho do mesmo, sempre levando em consideração a comparação com um veículo em tamanho natural, ou seja, em escala 1:1 (lemos: um para um). Estes são os carros que encontramos nas ruas atualmente.

Tendo este conceito em mente, teremos no automodelismo, carros em escala que variam entre 1:4 (um para quatro), ou seja, são veículos que tem ¼ do tamanho de um carro normal até 1:28, seguindo a lógica, 1/28 do tamanho de um carro normal.

Dentro desta linha de raciocínio, teremos que quanto menor o número após o sinal “ : ”, maior o tamanho do modelo em questão, exemplificando, um carro com escala 1:10 é menor que um com escala 1:8. Porém esta regra tem algumas exceções, assim como qualquer regra matemática. Vou explicar o motivo, se temos um carro em escala 1:10, porém trata-se de um caminhão, este será efetivamente maior do que um carro em escala 1:8 de um carro de passeio.

Colocado desta forma, parece bem complicado, mas é mera impressão, vamos entender o motivo, basta pegarmos os mesmos veículos em escala 1:1 levando em consideração apenas uma das medidas, neste caso o comprimento, teremos que um caminhão terá em média 12m de comprimento, portanto, um automodelo baseado neste mesmo caminhão, e com escala 1:10, terá 1,2m, ou 1/10 do tamanho original. Por outro lado se tivermos em mente um carro de passeio 1:1, com um comprimento total de 4,5m, colocando ele em escala 1:8 (teoricamente maior que o citado acima com escala 1:10), teríamos um automodelo com comprimento total de 0,56m ou 56cm... Colocando ambos, lado a lado, logicamente o caminhão será maior que o automóvel, mesmo o primeiro sendo em escala 1:10 e o segundo em escala 1:8.

Acho que com este exemplo fica mais claro o ponto das escalas, elas sempre devem levar em consideração o tamanho comparado com o veículo original, ou seja, aqueles em escala 1:1. Lembre-se sempre, porém, que para a escala é levada em consideração as medidas em três dimensões, ou seja, comprimento X largura X altura, aqui escolhi apenas o comprimento para ficar mais fácil a exemplificação.

O post é breve, mas basicamente é isso, espero que para quem é leigo e não tinha muita noção de escalas, tenha servido de aprendizado na iniciação do hobby ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário